sábado, 27 de outubro de 2012

 

DICAS PARA MISTURAR ESTAMPAS!!!
 
Quando vejo revistas de decoração com ambientes com papel de parede, tapete, almofadas... tudo estampado e lindo ao mesmo tempo a minha reação é sempre essa (cara de choro misturada com ódio mortal): mas por que aqui em casa não dá certo? Pois bem. A resposta é fácil: porque alguma coisa estou fazendo errado (hehehe).


Mas nada de desespero. O lado bom é saber que, se está errado, é que tem um outro jeito que tá certo, ou ao menos um jeito que funciona. E adivinha? O Apartment Therapy fez uma listinha de dicas pra quem tá afim de se aventurar por essas misturas. Separamos aqui algumas delas:


1. Em nome da estampa grande, da estampa média e da estampa pequena, amém.Respeitar essa santíssima trindade já é meio caminho andado pro resultado final ficar harmônico. A estampa maior é aquela por onde normalmente se começa, a que chama mais atenção. A estampa média precisa ter alguma cor semelhante à da estampa grande (pode ser a cor de fundo, como o branco por exemplo). Para a estampa pequena, basta ter cores em comum com a primeira ou com a segunda (pode ser com as duas também, sem crise).


2. Mantenha as cores na mesma intensidade
Por intensidade se entende o quão “brilhosa” ou vívida é uma cor. Por exemplo: misturar cores muito abertas ou saturadas com cores fechadas é pedir pra coisa não funcionar.


3. Lembre também das cores sólidasO nosso olho precisa de um lugar pra descansar. É melhor distribuir as estampas pelo cômodo e fazer a transição entre elas com cores sólidas ou texturas.

4. Branco, off-white, gelo... Se existem 50 tons de cinza (não resisti!) pode-se dizer que o mesmo acontece com o branco. E colocar essa cor em tons diferentes no mesmo ambiente pode estragar tudo. Manter o mesmo branco da sua estampa principal nas demais peças é cereja no bolo se os passos anteriores foram respeitados.