FEIJOADA!!! OBA!!!
Quem é que não gosta de feijoada?
Esse típico prato brasileiro conhecido e apreciado no mundo inteiro, como muitos já viram na escola ou até mesmo em novelas, é herança dos negros e dos portugueses. Há alguns estudos que contestam isso, mas a versão mais popularmente conhecida é que os portugueses, por não gostarem das partes nobres do porco, como a orelha, o rabo e o pé, davam aos escravos para comerem na senzala.
A junção dessas partes com feijão deu origem à feijoada como a conhecemos hoje.
E não é só a origem que está relacionada aos portugueses. Sabe-se que eles também têm o costume de relacionar os dias da semana a algum prato específico, como o hábito de comer cozido às quintas-feiras e aos domingos.
No Brasil, todo sábado é dia de feijoada.
Mas, em algumas cidades, como São Paulo, também é costume comê-la às quartas-feiras.
Só um prato realmente muito saboroso como a feijoada poderia ter o status de ganhar dois dias na semana.
E não é só comida e dias da semana que formam a cultura da feijoada no nosso país. Além de ter seus tradicionais acompanhamentos, como a couve, o torresmo e a farofa, ela é frequentemente degustada na companhia da nossa famosa caipirinha e ao som de samba ou pagode.
Há ainda outras versões do prato, como a feijoada light, para quem está tentando perder uns quilinhos, mas não resiste à tentação. A versão light normalmente vem apenas com carne seca magra e lombo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário