Mesmo que
você nunca tenha ouvido falar, a empresa britânica DIAGEO é presença constante
em milhares de restaurantes, bares, hotéis e festas no mundo inteiro. Afinal,
quem nunca experimentou uma dose do uísque Johnnie Walker, tomou uma Smirnoff
gelada, virou uma dose de tequila José Cuervo, se deliciou com um Baileys após
as refeições ou degustou uma Guinness estupidamente refrescante em um pub.
Portanto, em qualquer parte do planeta onde tenha uma celebração a DIAGEO é
sempre um convidado de honra.
A história
A história
da empresa começou exatamente no mês de dezembro de 1997 quando duas grandes
tradicionais companhias de bebidas alcoólicas britânicas, a Guinness
plc (cervejaria irlandesa fundada por Arthur Guinness em 1759) e a
Grand Metropolitan plc (que ingressou no segmento de bebidas
alcoólicas na década de 1970), anunciaram a fusão de suas operações, estimada na
época em US$ 19 bilhões, para formar a DIAGEO, cujo nome provém do latim
“dia” (dia) e do grego “geo” (mundo). A nova empresa, cuja
fusão foi arquitetada e realizada pelos executivos Anthony Greener e Philip Yea
(Guinness) e George Bull e John McGrath (Grand Metropolitan), escolheu esse nome
por um motivo mais que direto: dizer que todos os dias e em todas as partes do
mundo, as pessoas celebram consumindo suas marcas.
E essa
afirmação não era nenhum exagero ou pretensão. Afinal, a DIAGEO surgia com
produtos e marcas sob seu portfólio de fazer inveja e arrecadar bilhões de
dólares: as cervejas irlandesas GUINNESS e HARP, os uísques JOHNNIE WALKER e
J&B, a vodca SMIRNOFF, o licor BAILEY’S, os gins TANQUERAY, GORDON’S e
GILBEY’S, além de várias marcas de vinhos. Além disso, essa união também trouxe
marcas famosas no setor de alimentação, como a rede Burger King e a tradicional
empresa de alimentos Pillsbury. Ainda no final desta década a empresa, além de
vender algumas de suas marcas regionais de uísques, demonstrou que a inovação já
fazia parte de seu DNA ao lançar no mercado a cerveja GUINNESS em garrafa e a
SMIRNOFF ICE, que faria enorme sucesso em vários países do mundo.
Entre 2000 e
2002 a empresa resolveu focar suas atividades somente no segmento de bebidas
alcoólicas, o que culminou com a venda de seus negócios na aérea de alimentação.
Isto aconteceu durante o período em que a empresa adquiriu, em 2001, os negócios
de bebidas e vinhos da canadense Seagram, que trouxeram para seu portfólio
marcas como o rum jamaicano CAPTAIN MORGAN e o uísque canadense CROWN ROYAL,
além do uísque americano SEAGRAM’S 7 CROWN. Essa aquisição foi estratégica para
a empresa britânica que aumentou sua participação no mercado americano para 25%.
Nos anos seguintes a DIAGEO fez algumas aquisições estratégicas, como por
exemplo, ao comprar a Old Bushmills Distillery, considerada a destilaria mais
antiga do mundo, cujas origens datam de 1608. Com isso, a empresa passou a
oferecer aos consumidores uma variedade de maneiras de marcas desde os grandes
eventos até as pequenas comemorações.
Em meados de
2012 o grupo britânico, que anos atrás tinha adquirido a marca de cachaça
carioca Nêga Fulô, anunciou um acordo para comprar a fabricante brasileira de
aguardente Ypióca por cerca de US$ 300 milhões, aumentando assim sua presença em
mercados emergentes enquanto briga por um maior espaço no segmento de tequila. A
aquisição é fruto dos planos da empresa em ter metade de suas vendas em mercados
emergentes até 2015, que recentemente também investiu em negócios como a Mey
Icki (Turquia) e ShuiJingfang (China).
A constelação alcoólica
A DIAGEO,
maior fabricante de bebidas alcoólicas premium do mundo, tem sob seu portfólio
mais de 100 marcas diferentes e consagradas. Suas mais importantes e principais
marcas globais são:
●
JOHNNIE WALKER: uísque mais consumido no mundo é uma das marcas
mais valiosas da empresa. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Brasil e
Oriente Médio, além de vasta presença nos principais aeroportos do mundo.
●
SMIRNOFF: considerada a marca de bebida alcoólica mais
consumida do planeta. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Reino Unido,
Canadá, Brasil e África do Sul.
●
GUINNESS: tradicional cerveja irlandesa lançada no mercado em
1759.
●
BAILEYS: introduzido no mercado em 1974, se transformou em um
dos licores mais consumidos do planeta.
●
J&B: um dos uísques oito anos mais consumidos do planeta,
cuja história data de 1749. Tem forte presença em países como Espanha, França,
África do Sul, Estados Unidos e Portugal.
●
BUCHANAN’S: criado há mais de um século atrás, por James
Buchanan, este uísque é marcado por uma mistura que busca tanto qualidade quanto
sabor inconfundível. Os maltes e grãos utilizados em sua fabricação descansam
por, no mínimo, 12 anos.
●
CÎROC: vodca francesa extremamente sofisticada à base de uvas
nobres, comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo.
●
KETEL ONE: uma vodca holandesa super Premium fabricada a partir
de trigo cuidadosamente selecionado e produzida em pequenos lotes e volumes em
alambiques e destiladores de cobre.
●
TANQUERAY: gim líder do mercado americano, além de ser o preferido da
maioria dos barmans, foi desenvolvido em 1839 por Charles Tanqueray.
●
CROWN ROYAL: uísque canadense mais consumido do mundo.
●
CAPTAIN MORGAN: de origem jamaicana é o segundo rum mais
consumido do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e
Alemanha.
Além disso,
no compito geral a DIAGEO atua em diversos segmentos da indústria de bebidas
alcoólicas, incluindo a propriedade de diversas marcas menores ou regionais:
Uísques: CARDHU (luxuoso
uísque single malte, produzido em quantidades limitadas, através de um lento
processo de destilação durante 12 anos em barris de carvalho especialmente
selecionados), BELL’S (um dos uísques mais populares no Reino
Unido, é produzido desde 1825), DIMPLE (uísque cujos maltes são
envelhecidos por, no mínimo, 15 anos, amplamente reconhecido por sua garrafa com
três lados), BLACK & WHITE (desenvolvido há mais de um
século por James Buchanan, este uísque se tornou um dos mais importantes
representantes do segmento no século XIX), VAT 69 (criado em
1882 este uísque é bastante popular na Venezuela, Espanha e Austrália),
WHITE HORSE (envelhecido por até 8 anos em barris de carvalho,
este uísque possui sabor incomparável e marcante, resultado do longo tempo de
maturação e da atenção dispensada ao processo produtivo e controle de
qualidade), OLD PARR (lançado em 1909, este uísque de luxo
oferece envelhecimentos de 12, 15 e 18 anos), TALISKER (uísque
de malte único envelhecidos por no mínimo 10 anos), WINDSOR
PREMIER (uísque de luxo com forte presença nos mercados coreano e
chinês), BUSHMILLS (um dos uísques irlandeses mais populares do
mundo) e GEORGE DICKEL (um Tennessee uísque).
Cervejas: TUSKER
(lançada em 1922 no Quênia, é uma das primeiras cervejas produzidas no
continente africano), HARP (cerveja tipo lager com grande
participação de mercado no Reino Unido e a mais consumida da Irlanda),
SMITHWICK’S (cerveja irlandesa que foi originalmente produzida na
cervejaria da abadia St. Francis, em Kilkenny), KILKENNY
(cerveja red ale mais antiga da Irlanda) e RED STRIPE (clássica
cerveja jamaicana).
Licores: SHERIDAN’S (licor
irlandês duplo, que combina uma parte de sabor cremoso de baunilha, elaborado
com creme de leite fresco, com duas partes de um blend rico e misterioso de
chocolate e café. É o licor nº 1 em compras por impulso em todo mundo),
GOLDSCHLÄGER (delicioso licor de canela com toques de baunilha
e pimenta, com finíssimos flocos de ouro 24k flutuando em sua garrafa) e
ROMANA SAMBUCA (tradicional licor italiano feitos com essências
naturais).
Vodcas: POPOV (vodca
extremamente popular nos Estados Unidos, onde atinge consumidores de renda mais
baixa).
Cachaças: YPIÓCA (cachaça
líder do mercado brasileiro) e NÊGA FULÔ (cachaça premium de
altíssima qualidade, onde 90% da produção é voltada para exportação).
Gins: GORDON’S
(lançado em 1769 este gim tem forte presença no Reino Unido e Estados Unidos).
Brandy: BERTRAMS VO (brandy
sul-africano com forte presença em sua terra natal e países vizinhos).
Runs: CACIQUE (lançado em
1959 é um rum venezuelano triplamente destilado), PAMPERO (rum
venezuelano lançado em 1938) e BUNDABERG (rum australiano).
Tequilas: DON JULIO (tequila
super premium produzida através de métodos artesanais tradicionais, que
proporcionam um sabor suave e leve).
Vinhos: BLOSSOM HILL (vinhos
californianos extremamente populares no mundo, especialmente no Reino Unido),
STERLING VINEYARDS (vinhos californianos de excepcional
qualidade), NAVARRO CORREAS (uma das mais tradicionais
produtoras de vinhos da Argentina), ROSENBLUM CELLARS (vinhos
californianos), PIAT D’OR (vinhos franceses) e CHALONE
VINEYARD (vinhos californianos de extrema qualidade).
*
A DIAGEO não é proprietária da marca de tequila JOSÉ CUERVO
(apesar de possuir prioridade na compra), apenas detém os direitos de
distribuição fora do México, assim como com o licor GRAND
MARNIER, marca pela qual é responsável pela distribuição no Canadá e na
Europa. A empresa ainda possui 34% nas operações da Moët Hennessy, produtora dos
champanhes MOËT & CHANDON e dos conhaques HENNESSY.
A identidade visual
A identidade
visual da empresa pode ser aplicada de três formas: na tradicional cor rosa, na
preta e na branca sob um fundo preto.
Dados
corporativos
● Origem:
Inglaterra
● Fundação:
1997
● Fundador:
Fusão da Guinness plc e Grand Metropolitan plc
● Sede
mundial: Londres, Inglaterra
●
Proprietário da marca: Diageo plc
● Capital
aberto: Sim
● Chairman:
Franz Humer
● CEO &
Presidente: Paul Walsh
●
Faturamento: US$ 15.9 bilhões (2011)
● Lucro:
US$ 3.04 bilhões (2011)
● Valor de
mercado: US$ 62.8 bilhões (junho/2012)
● Presença
global: 180 países
● Presença
no Brasil: Sim
●
Funcionários: 24.700
● Segmento:
Bebidas alcoólicas
● Principais
produtos: Uísques, vodcas, cervejas, vinhos, cachaças e licores
●
Concorrentes diretos: Pernod Ricard, Bacardi Limited, Brown-Forman e
Heineken
● Ícones:
O uísque Johnny Walker e a vodka Smirnoff
A marca no mundo
A DIAGEO
vende seus produtos em aproximadamente 180 países ao redor do mundo, alcançando
em 2011 um faturamento de US$ 15.9 bilhões. Apesar da América do Norte e Europa
ser responsáveis por 33% e 28% de seu faturamento, a empresa é líder de mercado
no Brasil, Índia, Coréia do Sul e Austrália. A empresa possui fábricas e
engarrafadoras instaladas no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Espanha,
Itália, África, América Latina (incluindo o Brasil), Austrália, Índia e Caribe.
Além disso, possui aproximadamente 30 destilarias na Escócia, que produzem uma
infinidade de tipos de uísque.
Você sabia?
● A empresa produz e distribui 8 das 20 marcas de
bebidas alcoólicas mais consumidas do mundo.
As fontes: as informações foram
retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas
(Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em
Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações
devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e
Hoovers).
Nenhum comentário:
Postar um comentário