domingo, 24 de junho de 2012



Mesmo que você nunca tenha ouvido falar, a empresa britânica DIAGEO é presença constante em milhares de restaurantes, bares, hotéis e festas no mundo inteiro. Afinal, quem nunca experimentou uma dose do uísque Johnnie Walker, tomou uma Smirnoff gelada, virou uma dose de tequila José Cuervo, se deliciou com um Baileys após as refeições ou degustou uma Guinness estupidamente refrescante em um pub. Portanto, em qualquer parte do planeta onde tenha uma celebração a DIAGEO é sempre um convidado de honra.



A história

A história da empresa começou exatamente no mês de dezembro de 1997 quando duas grandes tradicionais companhias de bebidas alcoólicas britânicas, a Guinness plc (cervejaria irlandesa fundada por Arthur Guinness em 1759) e a Grand Metropolitan plc (que ingressou no segmento de bebidas alcoólicas na década de 1970), anunciaram a fusão de suas operações, estimada na época em US$ 19 bilhões, para formar a DIAGEO, cujo nome provém do latim “dia” (dia) e do grego “geo” (mundo). A nova empresa, cuja fusão foi arquitetada e realizada pelos executivos Anthony Greener e Philip Yea (Guinness) e George Bull e John McGrath (Grand Metropolitan), escolheu esse nome por um motivo mais que direto: dizer que todos os dias e em todas as partes do mundo, as pessoas celebram consumindo suas marcas.




E essa afirmação não era nenhum exagero ou pretensão. Afinal, a DIAGEO surgia com produtos e marcas sob seu portfólio de fazer inveja e arrecadar bilhões de dólares: as cervejas irlandesas GUINNESS e HARP, os uísques JOHNNIE WALKER e J&B, a vodca SMIRNOFF, o licor BAILEY’S, os gins TANQUERAY, GORDON’S e GILBEY’S, além de várias marcas de vinhos. Além disso, essa união também trouxe marcas famosas no setor de alimentação, como a rede Burger King e a tradicional empresa de alimentos Pillsbury. Ainda no final desta década a empresa, além de vender algumas de suas marcas regionais de uísques, demonstrou que a inovação já fazia parte de seu DNA ao lançar no mercado a cerveja GUINNESS em garrafa e a SMIRNOFF ICE, que faria enorme sucesso em vários países do mundo.




Entre 2000 e 2002 a empresa resolveu focar suas atividades somente no segmento de bebidas alcoólicas, o que culminou com a venda de seus negócios na aérea de alimentação. Isto aconteceu durante o período em que a empresa adquiriu, em 2001, os negócios de bebidas e vinhos da canadense Seagram, que trouxeram para seu portfólio marcas como o rum jamaicano CAPTAIN MORGAN e o uísque canadense CROWN ROYAL, além do uísque americano SEAGRAM’S 7 CROWN. Essa aquisição foi estratégica para a empresa britânica que aumentou sua participação no mercado americano para 25%. Nos anos seguintes a DIAGEO fez algumas aquisições estratégicas, como por exemplo, ao comprar a Old Bushmills Distillery, considerada a destilaria mais antiga do mundo, cujas origens datam de 1608. Com isso, a empresa passou a oferecer aos consumidores uma variedade de maneiras de marcas desde os grandes eventos até as pequenas comemorações.




Em meados de 2012 o grupo britânico, que anos atrás tinha adquirido a marca de cachaça carioca Nêga Fulô, anunciou um acordo para comprar a fabricante brasileira de aguardente Ypióca por cerca de US$ 300 milhões, aumentando assim sua presença em mercados emergentes enquanto briga por um maior espaço no segmento de tequila. A aquisição é fruto dos planos da empresa em ter metade de suas vendas em mercados emergentes até 2015, que recentemente também investiu em negócios como a Mey Icki (Turquia) e ShuiJingfang (China).




A constelação alcoólica

A DIAGEO, maior fabricante de bebidas alcoólicas premium do mundo, tem sob seu portfólio mais de 100 marcas diferentes e consagradas. Suas mais importantes e principais marcas globais são:

JOHNNIE WALKER: uísque mais consumido no mundo é uma das marcas mais valiosas da empresa. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Brasil e Oriente Médio, além de vasta presença nos principais aeroportos do mundo.

SMIRNOFF: considerada a marca de bebida alcoólica mais consumida do planeta. Seus maiores mercados são Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Brasil e África do Sul.

GUINNESS: tradicional cerveja irlandesa lançada no mercado em 1759.

BAILEYS: introduzido no mercado em 1974, se transformou em um dos licores mais consumidos do planeta.

J&B: um dos uísques oito anos mais consumidos do planeta, cuja história data de 1749. Tem forte presença em países como Espanha, França, África do Sul, Estados Unidos e Portugal.

BUCHANAN’S: criado há mais de um século atrás, por James Buchanan, este uísque é marcado por uma mistura que busca tanto qualidade quanto sabor inconfundível. Os maltes e grãos utilizados em sua fabricação descansam por, no mínimo, 12 anos.

CÎROC: vodca francesa extremamente sofisticada à base de uvas nobres, comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo.

KETEL ONE: uma vodca holandesa super Premium fabricada a partir de trigo cuidadosamente selecionado e produzida em pequenos lotes e volumes em alambiques e destiladores de cobre.

TANQUERAY: gim líder do mercado americano, além de ser o preferido da maioria dos barmans, foi desenvolvido em 1839 por Charles Tanqueray.

CROWN ROYAL: uísque canadense mais consumido do mundo.

CAPTAIN MORGAN: de origem jamaicana é o segundo rum mais consumido do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Alemanha.




Além disso, no compito geral a DIAGEO atua em diversos segmentos da indústria de bebidas alcoólicas, incluindo a propriedade de diversas marcas menores ou regionais:

Uísques: CARDHU (luxuoso uísque single malte, produzido em quantidades limitadas, através de um lento processo de destilação durante 12 anos em barris de carvalho especialmente selecionados), BELL’S (um dos uísques mais populares no Reino Unido, é produzido desde 1825), DIMPLE (uísque cujos maltes são envelhecidos por, no mínimo, 15 anos, amplamente reconhecido por sua garrafa com três lados), BLACK & WHITE (desenvolvido há mais de um século por James Buchanan, este uísque se tornou um dos mais importantes representantes do segmento no século XIX), VAT 69 (criado em 1882 este uísque é bastante popular na Venezuela, Espanha e Austrália), WHITE HORSE (envelhecido por até 8 anos em barris de carvalho, este uísque possui sabor incomparável e marcante, resultado do longo tempo de maturação e da atenção dispensada ao processo produtivo e controle de qualidade), OLD PARR (lançado em 1909, este uísque de luxo oferece envelhecimentos de 12, 15 e 18 anos), TALISKER (uísque de malte único envelhecidos por no mínimo 10 anos), WINDSOR PREMIER (uísque de luxo com forte presença nos mercados coreano e chinês), BUSHMILLS (um dos uísques irlandeses mais populares do mundo) e GEORGE DICKEL (um Tennessee uísque).

Cervejas: TUSKER (lançada em 1922 no Quênia, é uma das primeiras cervejas produzidas no continente africano), HARP (cerveja tipo lager com grande participação de mercado no Reino Unido e a mais consumida da Irlanda), SMITHWICK’S (cerveja irlandesa que foi originalmente produzida na cervejaria da abadia St. Francis, em Kilkenny), KILKENNY (cerveja red ale mais antiga da Irlanda) e RED STRIPE (clássica cerveja jamaicana).

Licores: SHERIDAN’S (licor irlandês duplo, que combina uma parte de sabor cremoso de baunilha, elaborado com creme de leite fresco, com duas partes de um blend rico e misterioso de chocolate e café. É o licor nº 1 em compras por impulso em todo mundo), GOLDSCHLÄGER (delicioso licor de canela com toques de baunilha e pimenta, com finíssimos flocos de ouro 24k flutuando em sua garrafa) e ROMANA SAMBUCA (tradicional licor italiano feitos com essências naturais).

Vodcas: POPOV (vodca extremamente popular nos Estados Unidos, onde atinge consumidores de renda mais baixa).

Cachaças: YPIÓCA (cachaça líder do mercado brasileiro) e NÊGA FULÔ (cachaça premium de altíssima qualidade, onde 90% da produção é voltada para exportação).

Gins: GORDON’S (lançado em 1769 este gim tem forte presença no Reino Unido e Estados Unidos).

Brandy: BERTRAMS VO (brandy sul-africano com forte presença em sua terra natal e países vizinhos).

Runs: CACIQUE (lançado em 1959 é um rum venezuelano triplamente destilado), PAMPERO (rum venezuelano lançado em 1938) e BUNDABERG (rum australiano).

Tequilas: DON JULIO (tequila super premium produzida através de métodos artesanais tradicionais, que proporcionam um sabor suave e leve).

Vinhos: BLOSSOM HILL (vinhos californianos extremamente populares no mundo, especialmente no Reino Unido), STERLING VINEYARDS (vinhos californianos de excepcional qualidade), NAVARRO CORREAS (uma das mais tradicionais produtoras de vinhos da Argentina), ROSENBLUM CELLARS (vinhos californianos), PIAT D’OR (vinhos franceses) e CHALONE VINEYARD (vinhos californianos de extrema qualidade).




* A DIAGEO não é proprietária da marca de tequila JOSÉ CUERVO (apesar de possuir prioridade na compra), apenas detém os direitos de distribuição fora do México, assim como com o licor GRAND MARNIER, marca pela qual é responsável pela distribuição no Canadá e na Europa. A empresa ainda possui 34% nas operações da Moët Hennessy, produtora dos champanhes MOËT & CHANDON e dos conhaques HENNESSY.




A identidade visual

A identidade visual da empresa pode ser aplicada de três formas: na tradicional cor rosa, na preta e na branca sob um fundo preto.




Dados corporativos

● Origem: Inglaterra

● Fundação: 1997

● Fundador: Fusão da Guinness plc e Grand Metropolitan plc

● Sede mundial: Londres, Inglaterra

● Proprietário da marca: Diageo plc

● Capital aberto: Sim

● Chairman: Franz Humer

● CEO & Presidente: Paul Walsh

● Faturamento: US$ 15.9 bilhões (2011)

● Lucro: US$ 3.04 bilhões (2011)

● Valor de mercado: US$ 62.8 bilhões (junho/2012)

● Presença global: 180 países

● Presença no Brasil: Sim

● Funcionários: 24.700

● Segmento: Bebidas alcoólicas

● Principais produtos: Uísques, vodcas, cervejas, vinhos, cachaças e licores

● Concorrentes diretos: Pernod Ricard, Bacardi Limited, Brown-Forman e Heineken

● Ícones: O uísque Johnny Walker e a vodka Smirnoff

● Website: www.diageo.com



A marca no mundo

A DIAGEO vende seus produtos em aproximadamente 180 países ao redor do mundo, alcançando em 2011 um faturamento de US$ 15.9 bilhões. Apesar da América do Norte e Europa ser responsáveis por 33% e 28% de seu faturamento, a empresa é líder de mercado no Brasil, Índia, Coréia do Sul e Austrália. A empresa possui fábricas e engarrafadoras instaladas no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Itália, África, América Latina (incluindo o Brasil), Austrália, Índia e Caribe. Além disso, possui aproximadamente 30 destilarias na Escócia, que produzem uma infinidade de tipos de uísque.



Você sabia?

A empresa produz e distribui 8 das 20 marcas de bebidas alcoólicas mais consumidas do mundo.





As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


Nenhum comentário:

Postar um comentário