Imagine uma
marca de moda que nasceu na aristocrática Inglaterra com alma totalmente
brasileira, que caiu nas graças da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton,
considerada por muitos como sinônimo de elegância e sofisticação, e conquistou
uma clientela estrelada que inclui personalidades como Kate Moss, Paris Hilton,
Scarlett Johansson, Jennifer Lopez e Madonna. Essa é a ISSA LONDON, nova estrela
da moda mundial, capaz de arregimentar um exército feminino endinheirado sedento
por consumir suas roupas simples, alegres e criativas.
Em 2001,
criou sua primeira coleção, que rapidamente foi vendida pela Daslu, em São
Paulo. Na sequência, Daniella começou a vender suas peças em aclamadas lojas de
Londres, Nova York e Paris, como a Maria Luisa e a Barney’s. Pouco depois ela
resolveu se tornar empresária e fundou a sua própria grife, batizada de ISSA
LONDON. Uma curiosidade marcou a escolha do nome da nova marca. Por sugestão de
um amigo, a palavra ISSA foi adotada, sendo inspirada no grito dos surfistas
após pegarem um tubo perfeito na onda: “IIIISSSAAAA”. Finalmente em fevereiro de
2003 Daniella apresentou sua primeira coleção na badalada London Fashion Week. A
nova grife trouxe para a moda um estilo chique, prático, sensual e feminino, que
logo seduziu celebridades com seus vestidos simples, como a cantora Madonna e a
atriz Scarlett Johanson, e principalmente a sempre crítica mídia fashion. A
fórmula de sucesso dos vestidos da marca foi uma combinação de dois fatores:
estampas exageradas e vivacidade das cores, que viram fetiche instantâneo; e
modelagem fantástica, que faz com que eles caiam bem em corpos “reais”. Nos anos
seguintes, seus vestidos atemporais, com caimento perfeito, que abraçam o corpo
da mulher garantindo elegância, conquistaram um lugar de destaque entre as
araras e prateleiras das mais sofisticadas lojas de departamentos e multimarcas
em vários países.
Um
acontecimento iria marcar novamente a história da ISSA LONDON. Foi no réveillon
de 2008, em uma das paradisíacas praias da Tailândia, onde Daniella estava
passando as festas de final de ano. Uma amiga em comum apareceu em seu quarto do
hotel com ninguém menos que a estonteante Kate Moss. A modelo inglesa havia se
encantado com o vestido da amiga e queria outro igual. Como a estilista estava
de férias, ofereceu os seus próprios vestidos para a modelo, que saiu vibrando
com os novos modelos e dali em diante tornou-se amiga e cliente, divulgando a
marca como ninguém.
A marca
ganhou ainda mais visibilidade mundial graças ao vestido de jérsei azul usado
pela Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, no dia do anúncio do noivado com o
Príncipe William, em novembro de 2010. Assinado por Daniella o vestido foi
clicado por milhares de vez e virou notícia no mundo inteiro. Em um piscar de
olhos milhões de ávidas consumidoras se voltaram para a marca ISSA LONDON e sua
história. O resultado: os vestidos parecidos com o que Kate utilizou esgotaram
quase instantaneamente nas lojas. O episódio foi importante para atrair
investidores. E foi o que aconteceu em 2011, quando Camilla Al-Fayed, filha do
bilionário egípcio Mohamed Al-Fayed e irmã de Dodi, conhecido por seu caso de
amor com a princesa Diana, se tornou sócia majoritária da ISSA LONDON,
garantindo maior visibilidade à marca, enquanto Daniella passou a atuar somente
na direção criativa. O resultado dessa nova parceria foi a nomeação de uma nova
CEO, o planejamento para ingressar no comércio eletrônico e a intensifica dos
planos de internacionalização da marca, incluindo a inauguração das primeiras
lojas próprias (Londres e São Paulo).
Além disso,
a marca expandiu seu portfólio com o lançamento da ISSA BABY
(coleção dedicada aos bebês e crianças, de 2 a 12 anos), composta por roupas
cheias de estampas de poás, listras, flores e corações, além de peças de banho,
pijamas, vestidos (para as meninas) e shorts (para os meninos). Seguindo a
tendências das cores, assimetria, renda e o jogo sensual de mostra e esconde,
com saias longas e tops curtos, ISSA LONDON lançou sua nova coleção verão 2012
com grande sucesso. No Brasil, a ISSA LONDON se tornou um sucesso absoluto como
em muitos outros países, com seus vestidos sendo vendidos por aproximadamente R$
3 mil.
Dados corporativos
● Origem:
Inglaterra
● Fundação:
2001
● Fundador:
Daniella Helayel
● Sede
mundial: Londres, Inglaterra
●
Proprietário da marca: Issa London Limited
● Capital
aberto: Não
● Chairman:
Camilla Al Fayed
● CEO:
Angelina Ypma
● Estilista:
Daniella Helayel
●
Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Lojas:
Inauguração para o final de 2012
● Presença
global: 35 países
● Presença
no Brasil: Sim
●
Funcionários: 100
● Segmento:
Moda de luxo
● Principais
produtos: Roupas e acessórios
●
Concorrentes diretos: Christopher Kane e Erdem
● Ícones:
Os vestidos de jérsei
A história
A história começou com a carioca Daniella Helayel, que ainda jovem, aos 17 anos, foi estudar no renomado FIT (Fashion Institute Technology) em Nova York. Após o término do curso a jovem foi trabalhar na seção de maquiagens da badalada loja de departamento Saks 5th Avenue. Sempre inquieta, em 1999 ela resolveu ir para Londres carregando uma mala recheada de vestidos vintages americanos, garimpados em brechós, para visitar umas amigas, que eram do quilate de Jade Jagger (filha de Mick Jagger) e das irmãs Simon (das lojas Accessorize). Com 100% da aprovação da descoladas e ricas amiguinhas, Daniella decidiu que criaria uma linha somente de vestidos com “cara
A marca no mundo
Atualmente a
ISSA LONDON tem seus produtos comercializados em mais de 35 países ao redor do
mundo, através de aproximadamente 250 pontos de vendas selecionados, como lojas
multimarcas e sofisticadas lojas de departamento. As coleções desenhadas na
cobertura de um pequeno prédio de três andares em Londres ganham forma em
confecções chinesas e do leste europeu antes de chegar aos closets das
fashionistas e consumidoras no mundo todo. A marca lança quatro coleções por
ano, e atualmente são vendidas aproximadamente 35 mil peças (entre os clássicos
vestidos clássicos de jérsei, túnicas longas, vestidos coquetel e modelos de
festa) todos os anos.
Você
sabia?
● Apesar de todas as celebridades que usam sua
marca, Daniella sonha em vestir ninguém menos que a rainha da Inglaterra,
Elizabeth II. Segundo a estilista, “a rainha não é somente um ícone de
estilo, mas um ícone em todos os sentidos da palavra”.
As fontes: as informações foram
retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas
(Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites de moda (PureTrends),
sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand),
Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google
Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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