terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sabe qual é o lugar mais legal do mundo?

Para mim, hoje, são três:

A Padaria 14 de Julho (clássica), o La Bufalina (nova descoberta) e o Giardino (loja gastronômica da cantina Jardim di Napoli).
Todos seguem o conceito dos alimentari italianos: pequeninos mercados onde você encontra um pouquinho de tudo que é bom, o que, nesse caso, significa azeites, queijos, pães, massas, doces e outras guloseimas italianas.


Não conheço como são esses minimercados de outros países. Tenho certeza de que devem existir, inclusive versões abrasileiradas por aqui. Se alguém conhecer lugares assim em São Paulo, por favor, me avise.
O que eu posso dizer sobre esses três italianos é que hoje eles fazem parte da minha programação do final de semana e eu chego a ficar nervosa quando estaciono meu carro em frente a algum deles. Significa que vou me perder por pelo menos uma hora sem conseguir escolher direito entre todas as opções, vou gastar muito mais do que eu deveria e vou voltar para casa muito feliz.




A padaria 14 de Julho é o mais clássico e ainda o melhor deles. Foi aberta na Bela Vista em 1897 e hoje é comandada por Alexandre Franciulli, neto do fundador. Ele fica sempre atrás do balcão, e eu costumo fazer tudo o que ele manda: prova esse pão italiano com pasta de alho, experimenta esse bolinho de bacalhau, come essa lingüiça curada…. Nem pense em recusar. Primeiro, porque Alexandre ficará ofendidíssimo; segundo, porque você iria se arrepender muito depois.
Meus favoritos na 14 de Julho: a pastiera di grano, os pães italianos, as azeitonas temperadas, o patê de alho, a lingüiça curada no vinho, as massas artesanais e os queijos. Eles também fazem algumas opções de comida pronta, como o polpetone. Essa oferta aumenta muito no Natal, onde a casa faz diversos tipos de assados, de pernil a cabrito. Mas tem que encomendar com antecedência.



O Giardino é, na verdade, a loja da cantina Jardim di Napoli onde as pessoas vão retirar as comidas que encomendaram pelo telefone. Em vez de só retirar o pedido, meu conselho é explorar melhor o local. Tem uma boa variedade de vinhos, azeites, frios, queijos e doces italianos. Na última vez que estive lá também comprei uma manteiga italiana divina. A pastiera di grano também é dos produtos mais disputados.


Finalmente, mês passado, conheci a La Bufalina, que já tem uma loja em Moema e agora abriu em Higienópolis. A loja é especializada em mussarela de búfala, feita pela família Auricchio, de forma totalmente artesanal, em sua fazenda em Guaratinguetá (interior de São Paulo).

mussarela é vendida em diversos formatos como bola, trança, occoncini e cerejinha. Acredite, se você ainda não provou uma mussarela de búfala La Bufalina, pode dizer que não conhece esse tipo de queijo. Ela é totalmente diferente das marcas vendidas no supermercado, com uma maciez, textura e sabor quase adocicados, que desmancham na boca.

Mas se você for à La Bufalina também vai ter que levar a ricota, uma de suas massas caseiras recheadas com mussarela de búfala e pelo menos um cannoli siciliano (eu não conheço nenhum outro lugar em São Paulo que venda esse doce italiano igualzinho ao que é feito na Itália).
Agora, vá com tempo (e com fome), a loja coloca uma mesa com boa parte de suas iguarias em pedacinhos para você sentar e provar. E fica ainda mais difícil de escolher.


14 de Julho
Rua 14 de Julho, 90/92, tel. 3105 3215


Giardino
Rua Martinico Prado, 436 Tel. 3666 5900


La Bufalina
Rua Conselheiro Brotero, 1080 – Higienópolis – Tel.: 3825-8000
Loja Moema – Av. Macuco 494 – Tel.: 5051 3737

Nenhum comentário:

Postar um comentário